Publicado por: solventeuniversal | 3 de novembro de 2010

Crianças: alvos fáceis?


Quando se fala em levar crianças ao Shopping para um passeio, a primeira coisa que vem à cabeça de muita gente são os gastos. Pesquisas indicam que as crianças influenciam em cerca de 80% das compras das famílias brasileiras, estando presentes desde a escolha da cor da roupa da mãe à marca do carro da família. É de se esperar, portanto, que grande parte das propagandas publicitárias seja voltada para o público infantil. Mas será esta uma atitude ética?

 

É raro ver crianças com intenção de apenas passear hoje em dia. Claro, pra que perder tempo caminhando se há tantas ”surpresas felizes” nas redes de fast food, repletas de personagens infantis e deliciosas guloseimas?

 

É o que questionam as pessoas contrárias ao uso de publicidade infantil: Uma criança é um ser cuja personalidade encontra-se em processo de formação. E seria inaceitável instalar nesse ser o impulso do consumismo, a ideia de que os produtos sejam necessários para que elas possam se impor em seu meio social, e, ainda, a falta de limites. Estaríamos, pois, criando pessoas autoritárias e facilmente influenciáveis por propagandas em geral.

 

Sabe-se que em países como Suécia, Noruega, Itália, Irlanda, Grécia, Dinamarca e Bélgica, a publicidade direcionada para crianças é proibida, ainda que com diferenças entre si. Estão errados?

 

O fato é que impedir publicidade infantil pode ser contrário à ideia de democracia e do direito de livre expressão.  Segundo alguns publicitários e profissionais da área, o Brasil conta com mecanismos eficientes de regulamentação de campanhas publicitárias, o CONAR. Além disso, alguns defendem a ideia de que as propagandas poderiam aguçar o senso crítico das crianças, as quais passariam a questionar o porquê de seus pais comprarem ou não os produtos.

 

Uma coisa é certa: as campanhas podem sim influenciar a qualidade de vida das crianças. A questão é se será positivamente ou não. E você, que pensa sobre isso?

 

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: