Publicado por: solventeuniversal | 19 de novembro de 2010

Cabelos e formas: uma Química de Ligações!


Irritada com o volume de seus cabelos?

 

Nessa postagem você irá conhecer um pouco como é a tecnologia Química envolvida nas mudanças da forma de seus cabelos. Alisamentos, permanentes, bóbis, entre outros, são formas de alterar a estrutura capilar e, consequentemente, a forma do cabelo.

Um fio de cabelo poder ser liso, suavemente ondulado ou bastante cacheado. Seu formato depende da combinação de diversas forças que atuam na queratina (proteína que forma o cabelo). Entre elas, as mais importantes forças são:

 

  • Pontes de Dissulfeto;
    Seus cabelos são rebeldes?

    Cabelos Rebeldes?

  • Ligações de Hidrogênio;

Se atuarmos nessas forças, podemos modificar o formato dos fios de cabelo. E é esse o artifício utilizado pelos inúmeros tratamentos que alteram a forma do cabelo. Um rearranjo de estrutura do cabelo ocorre, por exemplo, quando eles estão molhados. As moléculas de água alteram as ligações de hidrogênio existentes nos cabelos secos, além de produzirem outras ligações ao molhar os cabelos.

Uma alteração por tempo maior de duração pode ser obtida pela realização do famoso “permanente”, que acentua ondas e cachos do cabelo. Esse procedimento era comum quando se valorizava o grande volume nos cabelos. Nesse processo, usam duas substâncias, inicialmente, aplica-se ao cabelo um loção contendo ácido tioglicólico, que é um agente redutor (faz a estrutura receber átomos de hidrogênio). Esse ácido quebra as pontes de dissulfeto reduzindo-as a grupos -SH, separando as cadeias que formam a queratina.

 

 

 

A seguir, enrolam-se os cabelos em peças cilíndricas (bóbis), dando-lhes um formato enrolado. Aos cabelos enrolados nos bóbis aplica-se um agente oxidante, como a água oxigenada, que regenera as pontes de dissulfeto nesse novo formato.

 

 

Tamanhos diferenciados geram ondulações diversas

 

Dona Florinda e seus famosos bóbis

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como observamos na estrutura química das ligações, nem todas as pontes de dissulfeto são regeneradas, o que dá ao cabelo um formato ondulado maior que o inicial. Esse processo deve ser repetido periodicamente quando se desejar manter o efeito.

 

 

Já no alisamento Químico existem alguns produtos que são utilizados para deixar as cadeias de queratinas no formato liso, sem ondulações. Esse processo envolve várias etapas, sendo as mais comuns:

•Relaxante Químico –> vai quebrando as pontes de dissulfeto para posterior alisamento;

•Neutralizador –> é o processo de restauração do pH do cabelo. Devido aos inúmeros produtos básicos é                 necessário realizar a correção, para evitar uma posterior quebra do cabelo devido ao enfraquecimento das ligações.

•Creme de petróleo–> utilizado para proteger o couro cabeludo contra a agressão química dos produtos;

•Shampoo/condicionador relaxantes --> servem para amaciar as fibras capilares. Existem 3 produtos utilizados:

  1. Hidróxido de Sódio: é uma base extremamente forte e seu uso causa os efeitos mais rápidos e efetivos. Devido ao seu pH ser muito alcalino ( entre 10-14), pode causar danos aos cabelos quando usado em concentração grande.
  2. Hidróxido de Guanidina: menos drástico que o anterior, possui um efeito menos agressivo na estrutura do cabelo.
  3. Tioglicolato de Amônio: é o mais usado devido ao seu menor risco ao cliente.

 

A utilização de formol em escovas progressivas (técnica de alisamento de cabelos) é algo bastante prejudicial. Essa substância química é altamente tóxica quando utilizada em concentrações elevadas. Por isso, a palavra de ordem é precaução. Procure salões de beleza que tenham profissionais qualificados e que conheçam muito bem os produtos utilizados nesses processos.

 

E você, está insatisfeita com a sua aparência? Que tal mudar um pouco? Sua Qualidade de Vida com certeza vai melhorar!

Mude-se! Reivente-se!

Seus cabelos, sua Aparência, sua Qualidade de Vida!

 

 

 

Referência:  USBERCO, João. Química e Aparência. São Paulo: Saraiva, 2004.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: